Otimização da taxa de conversão – O que, por que e como?

Publicados: 2020-05-22

conversion-rate-optimization A otimização da taxa de conversão vem com muitas etapas e ferramentas diferentes. Quando você entende os benefícios que vêm com a otimização da taxa de conversão, pode ficar mais motivado a adotar essas práticas. Ele pode construir sua base de público, melhorar os valores de compra, entre muitas outras vantagens.

O que é a otimização da taxa de conversão?

A otimização da taxa de conversão (CRO) é um processo que melhora seus negócios, aumentando a porcentagem de conversão de um site ou a quantidade de visitantes de aplicativos da web.

O que é uma taxa de conversão?

A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes do site que interagem ou realizam as ações desejadas em um site. Esses compromissos ou interações desempenham um papel importante na transformação dos visitantes do site em clientes. Essas ações desejadas podem ser desde a conclusão de compras ou downloads até a inscrição em um boletim informativo mensal ou assinatura de e-mail.

A otimização da taxa de conversão é um elemento essencial para encontrar todas as formas possíveis de analisar seu site por meio de ferramentas de CRO. Esses elementos projetam as sugestões necessárias e quais ações você pode precisar tentar para melhorar a taxa de conversão do site. Também aponta as probabilidades que não estão maximizando seus objetivos. Melhor ainda, faz sugestões sobre como melhorar para que você possa expandir seus negócios. Discutiremos essas ferramentas de CRO posteriormente neste blog.

Como calcular a taxa de conversão de um site?

A taxa de conversão envolve um cálculo simples. Primeiro, divida o número de conversões pelo número total de visitantes em seus sites. Em seguida, multiplique esse número por 100%.

Aqui está a fórmula para encontrar sua taxa de conversão:

  • Taxa de conversão = [ Conversões / Total de visitantes ] * 100%

Veja a seguir um exemplo de como usar a taxa de conversão.

Total de visitantes 2.00.000
Conversões 4000
Taxa de conversão = [ 4000 / 200.000 ] * 100 = 2%

Quais ferramentas você deve usar para otimizar a taxa de conversão?

Existem várias ferramentas de CRO disponíveis para ajudá-lo com sua análise de dados e sua otimização para seu site. A lista a seguir inclui descrições sobre as ferramentas CRO mais usadas.

Conversion rate optimization Tools

(1) Google Analytics 360 Suite

O Google Analytics 360 Suite é uma ferramenta paga fornecida pelo Google é uma ferramenta de nível empresarial para obter insights dos dados do seu site.

Ele é usado para visualizar a jornada do cliente no site com funis personalizados. Ele fornece um relatório completo e analisado dos visitantes do site com ferramentas como relatórios sem amostragem, exportação do BigQuery e atribuição orientada por dados. Ele nos permite rastrear eventos como cliques em botões de CTA. O proprietário do site pode encontrar e remover a complexidade do site e permite uma otimização de conversão mais inteligente e melhor.

O Google Analytics 360 atualiza os dados do site rapidamente a cada 10 minutos. Torna-se muito popular em todo o mundo por causa de seus dados altamente precisos e capacidade de fornecer leads.

(2) Amplitude

Amplitude é usado em todo o mundo por sua capacidade aprimorada de rastreamento das ações do visitante no site.

Esta ferramenta CRO é projetada especificamente para fins de otimização de sites e análise de produtos. Para aumentar a base de clientes, esta ferramenta lançou os Conversion Drivers. Isso é usado para analisar a atividade do cliente em seu site. Com seu recurso de análise de funil, você também pode receber uma pontuação da frequência das ações realizadas. Essa ferramenta é útil na medida em que aloca mais tempo para entender a experiência do cliente e as taxas de conversão.

(3) Laranja da Sorte

Lucky Orange é a ferramenta CRO mais barata com mais de 7 produtos e converte seus visitantes em vendas.

Esta é uma ótima ferramenta de CRO que rastreia as atividades de seus visitantes em seu site. Lucky Orange usa um recurso de gravação de vídeo para rastrear as atividades desses visitantes, o que é um benefício em relação à evidência visual. Esse recurso analisa os movimentos do mouse, cliques, tempo gasto no site e informações do navegador. Além disso, possui um recurso de bate-papo ao vivo, análise em tempo real de espectadores e muitos outros recursos úteis de rastreamento.

(4) Descarte

Unbounce é a principal plataforma de landing page do mundo, com mais de meio bilhão de conversões em todo o mundo.

Ele é usado para criar páginas de destino, pop-ups e barras adesivas sem a necessidade de um desenvolvedor. Com o uso de um analisador de páginas de destino Unbounce, você pode analisar a eficácia de suas páginas da web. Por exemplo, essa ferramenta pode analisar se o uso de imagens ou recursos visuais de vídeo está causando a desaceleração da página da Web. Ele também fornece relatórios e estatísticas precisos para aumentar a conversão.

(5) Painel de mistura

A plataforma de análise Mixpanel é usada para rastrear as interações do visitante com sites e aplicativos.

É uma ferramenta de análise baseada em eventos que permite analisar as atividades e interações de um usuário. Esta ferramenta é usada para analisar as atividades em tempo real dos usuários. Ele fornece informações como a hora e o local em que um usuário interage em seu aplicativo da web. Isso ajudará você a entender quais visitantes fizeram compras e aqueles que não fizeram. Você também pode identificar as barreiras que os clientes estão enfrentando em seu site.

Como melhorar a taxa de conversão do seu site?

Improve-Conversion rate optimization Tools

(1) Teste A/B para suas manchetes

Use testes A/B para seus títulos para obter as melhores variações de título. Essa técnica encontra as palavras-chave essenciais e mais relevantes em relação ao conteúdo de SEO. Com esse teste, ele é usado para encontrar os títulos adequados que tenham um número efetivo de compartilhamentos, uma média maior de tempo de leitura e um título atraente. Isso ocorre porque os títulos são importantes para visualizações de página e taxas de conversão. Os clientes podem usar ferramentas de CRO, como o Unbounce, para executar testes A/B para esses títulos.

(2) Remover distrações e campos desnecessários

Distrações e informações irrelevantes afetarão negativamente seu site e seus negócios em geral. Os visitantes do seu site devem se concentrar em suas possíveis compras ou revisar produtos. Quando informações irrelevantes atraem a atenção, esses visitantes podem perder de vista o que chegaram ao seu site. Para minimizar as distrações, identifique as páginas separadamente por tópico ou um sistema de rotulagem relevante para o seu negócio. Remova campos desnecessários, links, imagens desnecessárias e outras informações que podem não ser usadas ou benéficas. Minimizar as distrações melhorará a taxa de conversão.

(3) Adicionar bate-papo ao vivo em seu site

O chat ao vivo é um elemento importante que ajuda a melhorar a taxa de conversão. Isso porque muitos usuários ficarão muito mais satisfeitos com suas compras se forem claros sobre suas dúvidas e receberem essas respostas em tempo real. Se os módulos de bate-papo ao vivo puderem ser ativados em seu aplicativo da web, será fácil para os visitantes fazer suas perguntas e melhorar suas conversões com mais eficiência.

(4) Depoimentos, Avaliações e Logos

Depoimentos ajudam seu cliente a tomar suas próprias decisões mais rapidamente do que aqueles sem. Essa é uma estratégia de marketing eficaz, pois os depoimentos podem incluir informações sobre seu cliente existente e suas opiniões sobre suas compras ou uso do seu site. As avaliações criam confiança e credibilidade para seus visitantes. A confiança geralmente traz clientes fiéis e novos clientes em potencial.

Na página inicial, você deve adicionar os logotipos das empresas com as quais trabalhou com sucesso. Isso pode criar confiança instantânea para novos visitantes. Portanto, depoimentos, avaliações e logotipos são os melhores investimentos em valor de marca para o seu negócio.

(5) Experimente as ofertas promocionais

Muitos clientes estarão mais dispostos a comprar seu produto ou serviço se você também oferecer a eles um desconto, brinde ou recompensa. Se o seu produto tiver excelentes ofertas promocionais e descontos, o cliente pode estar mais inclinado a fazer uma compra. Você também pode oferecer códigos promocionais com e-mail marketing e boletins informativos. Ofertas adicionais criarão oportunidades para conquistar mais clientes em quase todas as empresas.

(6) Oferecer garantias de devolução do dinheiro

Uma garantia de devolução do dinheiro é importante para melhorar o marketing e a taxa de conversão. Para clientes mais novos, uma garantia de devolução do dinheiro pode gerar satisfação e confiança na compra de serviços em seu site. Isso pode ser explicado garantindo que esses novos clientes possam confiar em sua empresa. Se, de fato, o cliente não estiver satisfeito, ele não será penalizado por devolver o produto ou rejeitar o serviço. Esse elemento simples pode melhorar facilmente sua taxa de conversão.

(7) Simplifique o processo de compra

Esta fase é muito importante para aumentar sua taxa de conversão. Seus clientes precisam entender facilmente as páginas do seu site para tomar decisões e comprar de você. Simplifique o processo de compra para seus clientes usando processos de compra simples, atraentes e fáceis. Você também pode usar dicas de marketing de comércio eletrônico e ferramentas de design para ajudar com isso.

Quais são os benefícios da otimização da taxa de conversão?

Antes de começar com a otimização da taxa de conversão, você precisará conhecer e entender os benefícios que a acompanham. Dessa forma, você entenderá o raciocínio geral por trás do uso da otimização. Você pode então usar a otimização da taxa de conversão para o maior potencial do seu site.

Benefits of Conversion rate optimization

(1) Aumente os lucros do seu site

Aumentar os lucros do seu site é um dos principais benefícios da otimização da taxa de conversão. Você não precisa pagar pelos anúncios do seu site porque o CRO dá lucros imediatos. Esse benefício ajudará você a economizar dinheiro sem precisar investir em pagamentos adicionais. Quanto mais você pode economizar dinheiro significa mais lucros para o seu negócio.

(2) Receba mais clientes em comparação com seus concorrentes

Quando você usa a otimização da taxa de conversão com precisão, pode chegar ao seu público antes que seus concorrentes o façam. Esse benefício é valioso porque você está praticando habilidades proativas que também atraem clientes para seu site.

Basta fazer um esforço adicional usando o CRO para atrair seus clientes com mais rapidez e eficiência em comparação com outros concorrentes no campo de sua empresa. Mais clientes também significa avançar para conquistas futuras dentro de um determinado negócio.

(3) Não são necessários grandes orçamentos

A otimização da taxa de conversão não requer grandes somas de dinheiro. Na verdade, é até acessível. Ao usar o CRO, você está oferecendo descontos e adicionando depoimentos e logotipos ao seu site. Essas práticas são acessíveis em comparação com anúncios pagos.

(4) Aumentar a reputação da marca

É essencial estabelecer confiança e credibilidade entre os visitantes do seu site. Ao usar o CRO, esta ferramenta levará em consideração a estética do seu site, o que lhe dará uma aparência autêntica.

A aparência geral de um site causa um impacto positivo nos visitantes do site. A estética agradável não apenas ajuda na construção de credibilidade com futuros clientes, mas também melhora a reputação da sua marca.

(5) Impacto efetivo com mecanismos de pesquisa como o Google

O Google atrai o tráfego para o site que fornece os produtos ou serviços adequados ao que as pessoas pesquisam. Ele irá ajudá-lo a impulsionar o seu SEO também. Felizmente, o CRO ajuda em relação a esse problema, o que torna as práticas de SEO menos demoradas e, ao mesmo tempo, maximiza esse serviço ao máximo.