Métricas e KPIs essenciais para incluir em qualquer relatório de marketing

Publicados: 2021-12-14

Medir os KPIs de marketing corretos permite não apenas avaliar a eficácia de seus esforços de marketing, mas também solidificar sua estratégia futura. No entanto, nem todos os KPIs de marketing são valiosos ou valem a pena ser medidos. Algumas métricas não aprimoram totalmente suas metas de negócios e outras são simplesmente muito difíceis de rastrear objetivamente.

Neste post, explicaremos por que medir os KPIs de marketing é importante e quais você deve incluir em seu painel de marketing.

Índice

Por que acompanhar os KPIs de marketing?

Acompanhar os indicadores chave de desempenho (KPIs) para o seu marketing é demorado e muitas vezes pode parecer tedioso. Há muita extração de dados envolvida e, para alguns, isso pode não parecer valer a pena. Essa linha de pensamento, no entanto, pode causar muitos problemas.

Seja seu orçamento de marketing grande ou pequeno, é muito importante ter certeza de que os dólares de marketing que você gasta estão dando a você um retorno positivo. Ao rastrear seus KPIs de marketing, você pode identificar áreas que precisam de melhorias e fazer ajustes, ou descobrir o que está funcionando e investir mais dinheiro nessas áreas.

Ao não acompanhar os resultados do seu marketing, você corre o risco de desperdiçar muito dinheiro e tempo em esforços que não estão funcionando. E se você não estiver acompanhando seus resultados de marketing, pode acabar perdendo por algum tempo.

Se o seu marketing está lhe custando mais do que a receita que está gerando, você gostaria de saber, certo?

Ao rastrear esses KPIs de marketing, você pode mudar as coisas e garantir que seu marketing esteja no caminho certo.

Retorno do gasto com publicidade (ROAS)

Uma das maneiras de medir a eficácia da publicidade é calcular o retorno do investimento em publicidade ou ROAS . ROAS é a porcentagem do lucro total alcançado como resultado da publicidade.

Para calcular o ROAS, você pega o dinheiro gasto na campanha e divide pela receita gerada pela campanha.

Por exemplo, se você gastou US$ 2.000 em publicidade e seus esforços geraram US$ 10.000 em receita, você usaria a seguinte fórmula.

$ 10.000 / $ 2.000 = $ 5

Esses US$ 5 simbolizam US$ 5 de receita gerada para cada US$ 1 gasto, então seu ROAS é de 500%.

Isso pode ajudá-lo a determinar se seus esforços estão funcionando. Você também precisará se aprofundar um pouco mais e determinar a margem de seus produtos e outros aspectos para garantir que está ganhando dinheiro com seu ROAS calculado.

Tráfego orgânico

Também conhecido como tráfego “gratuito”, é o tráfego que vem de um mecanismo de busca (Google, Bing, etc.) e não através do Pay Per Click (PPC).

O tráfego orgânico é uma ótima maneira de mostrar que seus esforços de marketing de conteúdo e SEO estão funcionando. E se você se aprofundar um pouco mais e explorar quais páginas estão atraindo mais tráfego orgânico – bem como o desempenho dessas páginas – você pode obter alguns insights realmente úteis.

Imagem: Visualizando o tráfego de busca orgânica no Google Analytics – Fonte

novos clientes

A melhor métrica para marketing é, não surpreendentemente, novos clientes. Novos clientes lhe dão o maior retorno possível, em termos de dinheiro que você gasta, em termos de tempo que você investe, em termos de pessoas que você contrata.

Você deve acompanhar novos clientes por meio de um CRM. As opções de CRM disponíveis variam significativamente em custo e complexidade, portanto, configure um CRM que você possa gerenciar. O Salesforce, por exemplo, tem muitos sinos e assobios. É ótimo para empresas, mas pode não ser a melhor opção para pequenas empresas. Para pequenas empresas, algo como o Active Campaign pode ser suficiente.

O importante é ter um lugar onde você possa acompanhar como seus clientes convertem desde o lead até o negócio ou compra assinado. Você também pode rastrear a origem para ver de onde seus novos clientes estão vindo.

Taxa de conversão

Em marketing, “taxa de conversão” é como você mede o sucesso de seus esforços de marketing. É a porcentagem de pessoas que visitam seu site, se inscrevem em sua newsletter ou compram seu produto.

Por exemplo, se você tem 100 pessoas clicando em um anúncio que as direciona para uma landing page para baixar um e-book e 25 delas convertem, você tem uma taxa de conversão de 25%. Isso é bem sólido. As taxas de conversão típicas estão mais na faixa de 2 a 5%, portanto, não desanime se você não atingir essa marca de 25% (é um número bastante improvável).

Uma maneira de melhorar suas taxas de conversão é fazer alguns testes A/B. Acompanhe as taxas de conversão de suas páginas de destino ou páginas de produtos e teste novas ofertas, novas imagens, novas mensagens. Acompanhe uma versão contra a outra. Isso pode fornecer alguns insights excelentes sobre o que ressoa mais com os membros do seu público-alvo e pode permitir que você faça ajustes para melhorar a taxa de conversão.

Imagem: Teste A/B para melhorar a taxa de conversão – Fonte

ROI de marketing

ROI é um índice que mede o retorno financeiro em relação a um investimento. Em outras palavras, o ROI de marketing mede o ganho ou a perda resultante da colocação de dinheiro, esforço ou recursos em uma campanha ou atividade de marketing. O ROI é calculado dividindo o ganho ou perda total (o valor reinvestido) pelo valor investido.

ROI = (ganho ou perda – investimento)/investimento

Se você não conseguir acompanhar o ROI do seu marketing e atribuir valor a cada campanha, corre o risco de desperdiçar muito dinheiro em táticas que podem estar gerando leads, mas, no final das contas, custando mais do que a receita gerada. Obviamente, isso não é algo que você queira apresentar à equipe de liderança.

“A boa notícia é que fechamos 100% mais negócios no segundo trimestre do que no primeiro trimestre devido à nossa nova campanha de anúncios. A má notícia é que cada lead custa US$ 100 a mais para converter do que a receita que realmente gerou.”

Você pode imaginar como essa conversa pode ser? Para evitar isso, verifique se você está acompanhando seu ROI de marketing. Se não estiver onde deveria estar, faça ajustes para dar um impulso.

Se você não conseguir acompanhar o ROI do seu marketing e atribuir valor a cada campanha, corre o risco de desperdiçar muito dinheiro em táticas que podem estar gerando leads, mas, no final das contas, custando mais do que a receita gerada. Clique para Tweetar

Valor da vida útil do cliente

Seu cliente médio tem um valor que você pode atribuir à vida útil do negócio que ele faz com você. Chama-se valor da vida útil do cliente e é o número mais importante no relatório financeiro de uma empresa.

Se o valor da vida útil do cliente de uma empresa for menor do que seu custo de aquisição de clientes, o modelo de negócios da empresa está quebrado. Se for mais alto, está funcionando.

Para calcular o valor que um cliente agrega à sua empresa durante todo o período em que ele é seu cliente, você pode usar a seguinte fórmula.

Total médio do pedido x número médio de compras anuais x tempo médio de retenção (em anos) = valor vitalício do cliente

Net Promoter Score (NPS)

O NPS ajuda você a entender a probabilidade de seus clientes atuais recomendarem sua empresa. Também pode indicar a probabilidade de eles comprarem de você novamente ou indicarem outra pessoa para sua empresa. O Net Promoter Score é expresso em um número de 0 a 10, com zero significando "muito provável" e 10 significando "muito improvável". recomendar.

Normalmente, aqueles que se enquadram no NPS de 9 a 10 são os que vão gritar sobre sua marca dos telhados. Os 7-8s são ótimos, mas são mais propensos a ficar quietos. Você pode descobrir isso por meio de uma pesquisa simples de uma pergunta, perguntando qual a probabilidade de seus clientes recomendarem seu produto ou serviço a colegas, amigos, familiares ou outros.

Imagem: Net Promote Score 0-10 – Fonte

Se você achar que sua média se inclina mais para o lado esquerdo do gráfico, você pode querer fazer algumas linhas de questionamento para determinar o que está acontecendo. Isso pode ajudá-lo a reverter esse NPS negativo.

Embrulhar

Bons dados são a base de um bom marketing, independentemente do seu papel na equipe. Se você está apenas começando com marketing, este é um bom guia para entender quais métricas são importantes para relatar o desempenho de marketing. Se você tiver mais experiência, poderá usá-lo como uma lista de verificação antes de preparar seu próximo relatório de marketing.

Provar o valor do trabalho que você está fazendo é um desafio na profissão de marketing cada vez mais complexa de hoje. Existem tantas métricas por aí, então espero que isso ajude você a restringir as certas para rastrear e relatar para mostrar o valor que seus esforços trazem para a marca.

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